Medo é contagioso! Uma dica simples para se proteger.

Susan David é psicóloga da Faculdade de Medicina de Harvard.

Quando se trata da pandemia, o medo e o pânico estão se espalhando a um ritmo alarmante. Como você pode experimentar esses sentimentos difíceis sem ficar sobrecarregado?

A psicóloga Susan David explica que como os humanos são criaturas sociais as nossas emoções e ações são profundamente influenciadas por outras pessoas.

Como aumentar sua "imunidade" ao contágio social?

Susan explica que todos nós já experimentamos o contágio social. Ela cita o seguinte exemplo. Quando vamos a alguma reunião, e uma pessoa está no telefone, imediatamente nós também pegamos o nosso telefone! Já fiz isso inúmeras vezes! Segundo ela, diferente das doenças infecciosas, que tendem a ser transmitidas de pessoa para pessoa, você pode ‘captar’ comportamentos de pessoas com as quais nunca entrou em contato. Um estudo do NEJM sobre obesidade, sugere que, se alguém do seu círculo social ganhar peso – mesmo alguém  distante – a sua probabilidade de ganhar peso também aumenta acentuadamente.

É importante estar atento o tempo todo ao “contágio social”, mas em temos de crise, o fenômeno tem um impacto de vida ou morte! Vou compartilhar aqui algumas das ideias que Susan David aborda em seu livro: Agilidade Emocional, que super vale a pena ler!

susa-david
Susan David - autora do livro Agilidade Emocional

É só ligar a TV nas notícias e vai confirmar o quanto o “contágio social” pode colocar a sua própria saúde em risco! Quando você observa os seus amigos e vizinhos, todos, usando máscaras quando passeiam com o cachorro, vão à padaria, ao supermercado, muitos se sentem compelidos a usar e alguns, inclusive a estocá-las, levando o produto a ficar escasso nas farmácias.

Medo e pânico são emoções realmente poderosas, e tem o seu propósito, pois elas auxiliam na preservação da espécie, nos ajudam a sobreviver, proteger. Apesar do aspecto positivo de tais sentimentos, não podemos deixá-los dominar nossas vidas. Em vez de deixá-los nos possuir, devemos lembrar que nós os possuímos!

Uma maneira fácil de controlar o pânico

Quando definimos os nossos valores e temos clareza deles, nós podemos ir além do medo ou pânico que sentimos, pois temos outros sentimentos em nós.  Temos ainda nossas intenções, nossa sabedoria, nossa compaixão e somos muitos mais do que apenas medo. Para se encontrar no meio do caos e reavivar a sensação de quem você é, aqui está um exercício realmente simples que você pode fazer. Sente-se por alguns minutos com um pedaço de papel à sua frente.

Pergunte-se: “Mesmo em meio deste caos, quem eu quero ser?”

Escreva por um minuto ou dois. Este exercício é uma proteção incrivelmente poderosa contra o contágio social e emocional. Ele nos faz sair da ideia abstrata de valores pessoais e nos coloca como o foco central, de uma maneira real, escrevendo! Como resultado, nos tornamos mais ágeis, mais focados e mais conectados. E é isso que mais precisamos nesse momento!

 

Fique ligada aqui no Forum F para as outras ótimas dicas para sua saúde, bem estar e carreira!