Como acalmar a mente e dormir bem

Como acalmar a mente e controlar os pensamentos que geram ansiedade e insônia?

advanced divider

Muitas pessoas nem percebem que estão aceleradas, outras pessoas tentam a todo custo parar a mente, e acabam piorando os sintomas.

Dicas simples e eficazes

O autor Eckart Tolle, em entrevista, explica, que é já um ótimo sinal querer parar os pensamentos, pois a maioria das pessoas está tão identificada com o pensamento que se imagina parte dele, pensa que não pode controlá-lo.

Como parar o pensamento na hora de dormir?

Há como tirar a atenção do pensamento e direcioná-la para dentro de você. A primeira coisa a fazer, quando se está deitado na cama, é se perguntar: eu posso sentir a energia na palma da minha mão? E na verdade, está direcionando o seu pensamento para a sua mão, e ao prestar atenção na sensação da energia nas suas mãos, aos poucos começará a sentir um leve formigamento ou uma vivacidade nas mãos.

E esse já é um passo enorme para desacelerar o seu pensamento, pois você não está mais 100% concentrado nele. E daí, poderá incorporar essa técnica para todo o seu corpo, por exemplo, se perguntando, eu posso sentir os meus braços e pernas? Segundo o Tolle, isso funciona melhor do que ficar tentando parar o pensamento a força.

Desacelerar o pensamento

Segundo o autor, quando tenta parar a mente, se há bastante intensidade, não vai conseguir pará-la apenas com a sua vontade. Ele disse que é preciso ter uma âncora, para que o indivíduo venha para o momento presente. Estando no presente, o pensamento desacelera, e ele pode inclusive parar completamente. Com essa experiência simples, aquilo que poderia ser uma terrível noite sem dormir, em apenas alguns segundos, pode ser tornar em uma prazerosa experiência, ao entrar em contato com a vitalidade do seu corpo enquanto permace deitado. Quando está presente no seu corpo, seus pensamentos automaticamente diminuem.

Outra pergunta, é podemos apagar da nossa mente das memórias ruins?

Segundo Eckart Tolle, não há como apagar as memórias, mas o que pode fazer é reconhecer que memórias ruins são apenas pensamentos que surgem na mente. E quando reconhece que são apenas pensamentos, e mais além, de que não mais precisa se identificar com os pensamentos, aos poucos, conseguirá se distanciar desses eventos e não mais revivê-los através do pensamento.

O acontecimento não está mais acontecendo no momento presente. Faz parte do passado. As memórias são apenas pensamentos! Apenas quando você acredita que eles são reais é que eles tem poder sobre você. Mas quando percebe que é apenas mais um pensamento sobre o passado surgindo, você pode achar um espaço entre o seu pensamento e o seu sentimento. O pensamento não mais lhe controla.

E o sentimento de culpa?

As mesma coisa acontece com a culpa. A culpa surge quando se faz algo a alguém ou quando deveria fazer algo e não fez. O que é importante perceber é quem você era na época, não mais corresponde a você hoje. No passado, não tinha o discernimento que tem hoje. E como algumas técnicas relativamente simples, pode substituir o pensamento por outro ou criar um espaço entre você e aquele pensamento.

Concentre-se no Presente.

Retornar o foco ao presente ajuda a aceitar e deixar de lado o que não pode controlar. Também o ajuda a perceber que não pode mudar o passado e que o futuro ainda não aconteceu, por isso é uma perda de tempo continuar pensando neles. (Isso não significa que você não sabe o que aconteceu no passado ou o que está prestes a acontecer no futuro.) Tente respirar fundo e se perguntar como está se sentindo agora. Prestar bastante atenção à sua respiração é bem eficaz. Ou mesmo contar de 0 a 50 de trás para frente! Quando estou muito estressada, conto de 100 a zero!

Respire

A respiração correta muda a resposta de luta ou fuga do sistema nervoso simpático para a resposta relaxada do sistema nervoso parassimpático. Tente contar até 3 ao inspirar e até 5 ao expirar. Preste atenção apenas à sua respiração enquanto tenta desacelerá-la. Sua mente vagará, mas apenas traga-a de volta à sua respiração.

Escreva

Colocar suas preocupações no papel, traz não só uma ótima sensação de alívio quanto a tranquildiade que posso retornar ao assunto mais tarde. Isso funciona bem para lista de afazeres, preocupações com algum assunto. Além disso, o ato de escrever envolve a mente e reduz o poder dos pensamentos acelerados. Quando os pensamentos estão em sua mente, eles se sentem caóticos. Colocá-los no papel os organiza e você sabe que poderá retornar ao assunto mais tarde. Mas quando estou com bastante raiva,eu pego um papel para escrever, mas não escrevo com letras inteligíveis, pois aí, permito-me xingar, estravasar, sem ter o risco de alguém conseguir ler. Parece que toda a negatividade é transferida para o papel e o alívio é instantâneo, até porque não fica bem sair xingando as pessoas e o mundo. Nesse caso, quando termino, rasgo o papel bem pequenininho, ou mesmo queimo, assim, sinto a sensação de que toda aquela raiva desaparece. Funciona muito bem! Mas, se for queimar, tenha cuidado para não colocar fogo na casa ou se queimar.

Leva tempo para desenvolver novos hábitos. Qualquer que seja o uso dessas ferramentas, será necessário praticar regularmente para ver os resultados. Infelizmente, muitas pessoas esperam que os efeitos sejam imediatos e abandonam a prática cedo demais. Em vez disso, seja consistente e paciente. E se você achar que não é capaz de controlar os pensamentos, pense em consultar um profissional de saúde mental. Pensamentos ansiosos podem fazer parte de um distúrbio de saúde mental que os profissionais podem tratar efetivamente com psicoterapia, medicamentos ou uma combinação dos dois.

Programa de Equilíbrio Interior

De presente para você, eu coloquei um link para o download do e-book gratuito, com uma rotina de afirmações positivas. Mas antes de baixar, eu quero te contar uma história. Quando menino, Tolstoy, o escritor russo,  e dois amigos montaram um clube. Eles o chamavam de Clube do Urso Polar Branco porque o único requisito de associação era que um garoto tivesse que ficar em um canto por 30 minutos e não pensar em um urso branco. Pesquisadores de memória dizem que todos nós temos um pouco da síndrome do urso branco. Se não acredita em mim, feche os olhos e NÃO pense em um urso branco. Viu? Assim, cuidado com o que busca suprimir da mente, pois isso acaba se fixando mais e mais no seu subconsciente e até no seu sonho. A boa notícia é que você consegue ficar com apenas um pensamento por vez na cabeça, então, a técnica é substituir o pensamento por outro. Segue também o link para o curso Equilibre-se que vai te transformar e ensinar uma nova forma de viver e pensar!

Uma receita vegana faz bem a saúde!

Mesmo que não seja vegano, inúmeros são os benefícios de incorporar algumas receitas veganas no seu cardápio. Isso pode te proporcionar mais saúde e saciedade.

Pensando em você, preparei um presente especial. Esse maravilhoso livro de receitas veganas, com mais de 300 páginas, 150 receitas, todas elas desenvolvidas por nutricionistas, está mais incrível do que nunca. Isso porque, em cada receita você encontra as informações nutricionais de seus principais ingredientes.

Que tal, experimentar uma deliciosa receitinha, conhecendo melhor os benefícios dos legumes, grãos, verduras e frutas. Tenho certeza de que  vai beneficiar você e sua família.

E para quem busca inspiração para uma nova fonte de renda!

Como Construir um Negócio Online do ZERO!

Abaixo coloco um e-book GRÁTIS! Ele literalmente pode abrir para você as portas de um mundo novo! O universo digital! Há depoimentos de mulheres, como a Ives Lopes que hoje fatura entre 8 e 10 mil reais por mês! É também o caso da Rose J Santos, que após ser demitida e sentindo-se totalmente sem opções, ela fez da derrota uma alavanca, entrou no marketing digital, e sem sair de casa, ela fatura hoje 3 mil reais por mês! Ambas, não conheciam nada desse mundo digital, mas precisavam e queriam mudar! Essa também foi a história da Patrícia Ângelo, que não sabia nada sobre internet, e hoje fatura mais de 5 mil reais por mês! Aqui eu coloco um link para um e-book gratuito, com o passo a passo para criar o seu negócio online a partir do absoluto ZERO! Mesmo que não tenha nenhum conhecimento de internet é possível ter uma renda extra!

Veja a história da Ives Lopes
Veja a história da Patrícia Ângelo
Veja a história da Rose Santos

Faça Seu Negócio Decolar nas Redes Sociais

Se já tem um negócio físico, uma loja de roupas, acessórios, maquiagens, sapatos, roupa infantil. Ou se for uma maquiadora, arquiteta, nutricionista, psicóloga. Seja qual for o seu ramo, produto ou serviço. Se ainda não tem uma presença forte nas redes sociais está correndo um grande risco. Nesse exato momento tem alguém comprando o seu produto ou pesquisando sobre o seu serviço nas redes sociais. E alguém está vendendo online!

Se você ainda não vende online, é hora de se antenar das tendências, antes que seja tarde demais! Antes que o dano seja irrecuperável. Pensando em você, selecionei  uma imersão gratuita e totalmente online em que vai aprender os motivos pelos quais o seu Instagram ou Facebook não tem curtidas, engajamento, mais seguidores e porquê não consegue vender online.

Também vale a pena investir numa rede social que tem um público sólido, fiel,  mas onde a competição por anúncios não é tão grande. Que é o Twitter. Se quer vender online, ainda tem espaço e agora é o momento ideal para aprender um pouco mais sobre marketing nas redes sociais.

Manicure e Maquiagem em casa!

Para nós mulheres, estar bem cuidada é uma questão de saúde! Isso os homens nunca vão entender. Que a nossa sanidade mental, passa por uma unha bem feita, um cabelo sedoso e uma maquiagem de arrasar! Ficamos sim deprimidas se olhamos no espelho e não gostamos da nossa imagem. É terrível, olhar para as unhas e ver as cutículas horrorosas, o esmalte fosco e pela metade! Eu por exemplo, se não faço as unhas, fico o tempo todo mordendo as cutículas, é quase automático! E dar essas mordidinhas nas pelinhas em tempos de pandemia é super perigoso! Quando estudei em Londres, há muitos anos atrás, aprendi a fazer as minhas unhas, e de lá para cá, me aperfeiçoe a cada dia. Como viajo muito, também fico sempre com a minha unha perfeita, pois sei fazer em casa e é importante fazer bem, e não apenas “quebrar um galho”! Também, acho bacana, por questões de saúde, ter o meu kit de manicure! Fazer um curso de manicure é um ótima opção nesse período, não só para você cuidar de suas próprias unhas, mas quem sabe, goste tanto que descubra um novo talento, uma nova fonte de renda! Nesse caso, deixo também um e-book, caso queira levar a sério a profissão de manicure!

Estar com uma aparência descuidada, não só afeta o nosso próprio humor, mas principalmente a forma como somos reconhecidas pelas outras pessoas. Conheço mulheres que pelo fato de sempre estarem com uma excelente aparência, ganharam promoções. E todas nós sabemos! Não há nada que mude mais a aparência da mulher do que uma boa maquiagem. Com os truques de maquiagem, você pode diminuir ou afinar o nariz, eliminar as olheiras, que além de te envelhecem,  te dá aquele ar de cansaço, e aumenta a sua idade em muitos anos! E se ela é bem feita oferece inúmeros recursos, te deixa mais magra, diminui a papada e te dá aquele tom bronzeado saúde! E com a técnica certa, você pode usar as maquiagens que tem em casa mesmo, mas vai parecer uma nova mulher! A Andreia Venturini está com uma excelente promoção para um curso online. 

Aqui no Forum F, buscamos sempre trazer novidades e outras pesquisas científicas reveladoras, como a  matéria sobre a notável mulher, Elizabeth Blackburn que realizou uma série de pesquisas que relacionam o meio que vivemos , as nossas reações diante das adversidades e o resultado disso em nosso corpo. Então, se está sofrendo com uma carreira que não gosta, agora é a sua oportunidade para realizar todos os seus sonhos! 

Fique ligada aqui no Forum F para as outras ótimas dicas para sua saúde, bem estar e carreira!