8 alimentos que estimulam seu sistema imunológico

Como aprendemos nas últimas semanas, combater os estragos que o coronavírus, COVID-19, produz no corpo é ainda uma incógnita. Apesar de um sistema imunológico saudável não ser uma garantia, ele reduz muito o risco de contrairmos gripes, resfriados e até o vírus que circula por aí.

Embora a genética tenha um papel importantíssimo, um estilo de vida saudável se traduz em um sistema imunológico mais forte. Dormir o suficiente, se exercitar e comer uma dieta saudável pode estimular seu sistema imunológico.

Alimentacao Saudavel

Mas o que exatamente determina a força do seu sistema imunológico? Bem, de acordo com especialistas, a sua dieta, o quanto você se exercita, a quantidade de sono que recebe e os seus níveis de estresse são os principais fatores a serem considerados ao tentar fortalecer seu sistema imunológico. Já, fatores como medicamentos; condições de saúde, como o HIV ou doenças autoimunes, podem prejudicá-lo.

E você pode adotar a abordagem de “dieta saudável”, a fim de fortalecer seu organismo. Comer uma dieta rica em frutas e vegetais e pobre em alimentos processados como açúcar também é bom para o seu sistema imunológico.

Integrar os 6 alimentos descritos aqui em sua dieta pode significar estar menos suscetível a contrair um resfriado ou vírus (e uma recuperação mais rápida quando você fica doente). Aqui estão os diferentes alimentos você pode incorporar à sua dieta para ajudar a impulsionar seu sistema imunológico.

6 alimentos que impulsionam seu sistema imunológico

1. Alimentos Fermentados

“Vegetais e produtos lácteos fermentados aumentam os anticorpos que combatem as doenças, proporcionando um impulso ao nosso sistema imunológico”, Dr. Sean McCaffrey, Médico da Clínica McCaffrey Health, nos Estados Unidos, explica. “A flora dos alimentos protege o intestino delgado de organismos prejudiciais e também produz antioxidantes que limpam nosso corpo. A fermentação converte glicose em bactérias saudáveis que ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico e funções digestivas. ”
Os alimentos e bebidas que se enquadram nessa categoria incluem kombucha, chucrute, produtos lácteos não pasteurizados (como queijos crus, leite e iogurte), tempeh (alimento indonésio feito da fermentação da soja em folhas de bananeira) e missô. Aqui ao lado coloco um guia de como preparar, um e-book.

2. Cogumelos

Por serem ricos em antioxidantes, hélio e vitamina D, os cogumelos protegem e limpam nosso corpo à medida que estimulam o sistema imunológico. “Existem vários tipos de cogumelos que potencializam o sistema imunológico, incluindo cogumelos enoki, shitake e maitake. Existem alguns estudos que sugerem que os cogumelos modulam marcadores imunológicos, mas não há evidências científicas de que eles realmente ajudem a melhorar a função imunológica em geral quando se trata de combater infecções ou prevenir doenças “, diz Dr. Nathan Favini, médico da Forward. Dr. Sean McCaffrey também recomenda vegetais com propriedades semelhantes, como cenoura, tomate, pimentão, abobrinha e abóbora. Veja o link para o livro de receitas, gratuito para quem tem o  Kindle.

3. Alho

O alho tem muitos benefícios à saúde, e Dr. Sean McCaffreyy diz que impulsionar o sistema imunológico é um deles. “É rico em antioxidantes e possui múltiplas propriedades antibacterianas e antivirais”, explica ele.

Veja a Dieta do Alho, e-book grátis no Kindle Unlimited, e conheça a receita descoberta em um mosteiro tibetano e ensinada há gerações.

4. Água

Especialistas do mundo todo ainda enfatizam a importância de beber muitos líquidos – especialmente água, para ajudar as células e o sistema imunológico a funcionar corretamente.  Que a água desempenha um papel vital, todo mundo sabe, mas o que mais me surpreendeu foi ler o livro “Mensagens da Água”, do cientista japonês, Dr. Emoto Masaru. Ele demonstrou através de fotografias dos cristais de água congelados numa câmera escura, que o formato dos cristais eram diferentes quando a água era submetida a música dos Beatles, Yesterday e comparação com uma música Heavy Metal. Surpreendente! Todas as fotos estão no livro As Mensagens da Água, uma verdadeira preciosidade!

5. Caldo de osso

O caldo de osso ou sopa de ossos recentemente ganhou popularidade, mas existe há milhares de anos. Por estar cheio de colágeno, ele auxilia a digestão e estimula o sistema imunológico. “A gelatina no caldo de osso repara nosso revestimento intestinal e reduz a inflamação”, explica McCaffrey. “Aproximadamente 80% das células do nosso sistema imunológico estão dentro do sistema digestivo, assim como o caldo de osso cura o intestino, ele também fortalece nosso sistema imunológico de uma maneira poderosa”.

6. Alimentos com zinco

“Não está totalmente claro por quê o zinco ajuda a combater o resfriado comum. Um pensamento é que ele pode impedir que o rinovírus (que causa a maioria dos resfriados) se multiplique. Essa é a razão pela qual pode ser mais eficaz se você tomar uma suplemento de zinco – ela fica na garganta onde pode entrar em contato com o vírus ”, diz o Dr. Favini.  Embora o zinco seja ótimo para combater resfriados comuns, ele pode não ser adequado para o coronavírus. “Embora eu tenha ouvido relatos de que está sendo usado em combinação com outros medicamentos para tratamento na Coreia”, diz Favini. Se você deseja adicionar mais zinco à sua dieta, opte por feijão, nozes, aveia e a carne escura do frango.

No entanto, é importante lembrar que nenhum alimento ou bebida específica pode protegê-lo contra o coronavírus. O COVID-19 é tão novo que ainda o mundo está aprendendo como ele funciona e como podemos combatê-lo. Não se sabe ainda, com 100% de certeza, o motivo de algumas pessoas ficarem gravemente enfermas, enquanto outras têm infecções leves. O ideal é sempre ficar atenta e consultar o site da OMS.

OMS (https://www.who.int/)