Tempos de empreender!
Como achar soluções para nos reinventarmos profissionalmente nesse momento?
Somos todos interligados
Todos nós temos o incrível poder de renovação. O nosso corpo é prova disso! Como nos renovar nesses tempos de pandemia! Não estou aqui para falar sobre o lado negativo da pandemia, já que os jornais já fazem isso. O meu objetivo é falar da renovação, do olhar que devemos ter de agora em diante para um mundo novo! E de olho nesse mundo novo, não há como não mencionarmos o poder da internet e das mídias sociais. Não há como não mencionar que nesse mundo novo, ainda temos a necessidade de vender, seja vender a nossa hora de trabalho se formos prestadores de algum serviço, vender cirurgia se formos médicos, remédios se farmacêuticos, enfim, sem exceção, todos nós vendemos de uma forma ou de outra temos que trocar algo por dinheiro. Se vamos ali no supermercado vamos trocar o dinheiro por frutas, legumes, arroz com feijão. Essa é a moeda de troca. E absolutamente ninguém gosta de ser rotulado de vendedor. Todos nós temos aquele preconceito de vendedor! Mas se ainda não percebeu isso, sinto lhe informar que todos nós somos sim vendedores.
Mas a nova era chegou!
E com ela, ficou claro que o antigo conceito de vendedor, aquela pessoa chata que te empurra um produto, não tem mais espaço! Acabou! Assim, como muita empresa, que estava por um fio, tentando ainda se impor pelos velhos métodos de venda, também fecharam suas portas para sempre! Mas a cada porta fechada, uma nova se abre, pois nós nos renovamos sempre. E a internet pode ser essa porta, as redes sociais podem ser essa porta aberta. Mas resta saber se o que está fazendo nas suas redes sociais é da forma antiga, que faz com que seu cliente corra léguas de você ou você conseguiu captar o novo formato da venda? E não se esqueça, todos somos vendedores, não se iluda, afinal, o que fazemos ao abrir um perfil nas redes sociais é tentar “vender” a nossa imagem, mesmo que a princípio pense que não está vendendo nada! Todos nós vendemos e todos nós queremos comprar. Aliás, nós precisamos comprar para sobreviver. Mas então, como vender sem se passar por um vendedor chato?
Você não nasceu sabendo!
A arte de “vender sem vender” que alguns fazem intuitivamente, muitos, aprendem! Aquele mito de que pessoas com sucesso nascem sabendo (ou são agraciadas com um “dom especial”), eu lá tenho as minhas dúvidas, afinal, se ninguém ensinar uma criança a ler e escrever, ela vai ter grandes dificuldades para se comunicar e sobreviver em sociedade. Então, pessoal, é colocar a mão na massa e aprender! Seja num curso online, numa imersão gratuita, se a coisa está mais apertada na sua casa, ou mesmo um bom livro! E falando em bom livro, que tal experimentar o autor mais aclamado de todos os tempos no que se refere a desenvolvimento pessoal e profissional? Se nunca leu, está na hora de começar. Abaixo coloco 2 livros, que super recomendo! Esse autor, passou a vida entrevistando as pessoas de sucesso e fracasso e estabeleceu as principais leis de sucesso. Siga suas dicas e com certeza terá sucesso em tudo o que for empreender.
16 Leis do Sucesso
Sozinho ninguém consegue ir longe. Praticar o que Naopleon Hill chama de Master Mind, que seria unir-se com pessoas com o propósito de crescimento pessoal.
Ele recomenda que tenhamos um objetivo claro e definido em nossa mente. Colocar no papel com riqueza de detalhes é muito importante. Ter clareza do que quer e de onde deseja chegar.
Confie em você. Nós temos o péssimo hábito de nos colocar para baixo. Ou de deixar a opinião dos outros interferir em nossa auto estima. Confiar em si mesmo é poder interior, é força motriz.
Controlar as finanças. Educação financeira é a base para o sucesso nos negócios.
Seja proativa e controle a sua vida. Saia da mesmice, empreenda! Liderar pessoas para auxiliar no sucesso.
Pense fora da caixa! Mude a sua rotina, esteja preparada para o novo! O primeiro passo para o sucesso é imaginar que podemos. Tudo o que podemos criar dentro de nossa mente, também podemos materializar fora dela.
Seja apaixonada pelo seu objetivo. Acredite e o entusiasmo é o combustível essencial especialmente nos momentos mais difíceis. Segundo o autor, que se lança de corpo, alma e coração geralmente triunfa!
Seja líder de si própria. Pense a longo prazo. Saiba o que a afasta e aproxima dos seus objetivos. Autocontrole é sabedoria, é força interior.
Essa em inglês é “Go the Extra Mile” – na tradução literal, ande uma milha extra. Aqui no Brasil, usamos KM para medir distância, nos EUA, eles usam milhas, e 1 milha é aproximadamente 1,6 km. Segundo o autor, em seus estudos ele identificou dois tipos de pessoas. Aquelas que fazem apenas o exigido e aquelas que fazem além. E essas que fazem além em suas pesquisas, foram as pessoas que obtiveram sucesso. Lembrando que o conceito de sucesso não engloba apenas o financeiro, mas sim, uma vida plena, com prosperidade, saúde e alegria.
Aqui, a atração não é física, mas sim, ele aconselha que tenhamos uma personalidade agradável, atraente com um magnetismo positivo! Seja sempre uma figura agradável e simpática, e acima de tudo, sem falsidades. Ser verdadeiramente feliz e satisfeita com a vida e deixar isso contagiar as pessoas.
Aqui ele recomenda que tenhamos foco, mas para isso, é necessário usar a mente e pensar os assuntos usando a razão e os fatos. Clareza de raciocínio é muito importante.
Estar 100% presente na tarefa executada naquele momento. Ter foco naquilo que está fazendo e evitar realizar multi tarefas e nenhuma delas com qualidade.O ideal é uma de cada vez, com bastante foco e presença. Concentração desenvolve-se com o hábito.
Veja os concorrentes apenas como players do mesmo mercado, veja os funcionários como colaboradores para seu sonho. Busque a cooperação sempre oferecendo também a contrapartida, seja no âmbito pessoal ou profissional.
O fracasso é também uma lei do sucesso. Fracassar faz parte do caminho para o sucesso. Em seus estudos incontáveis casos de sucesso foram precedidos de fragorosos fracassos. Cada fracasso é apenas uma forma de saber como !”não fazer”. Aprenda com os erros e nada de remoer o fracasso.
Tolerância é uma forma de lidar com o fracasso. Saiba das suas limitações e também das limtações das outras pessoas. Desapegue-se de querer controlar tudo e todos, isso não é possível. Tentar controlar o o outro além de não ser possível gera um enorme desgaste emocional.
Parece óbvio, mas não é. Somos todos interdependentes e tudo o que emanamos para o universo retorna para nós potencializado. Liberte-se dos padrões limitadores do pensamento. Use essa regra simples e vai ter muito sucesso na vida, pessoal e profissional.